Wednesday, October 28, 2009

Volta às aulas...

Sei que uma frase como esta é um tanto estranho à esta altura, pois na realidade estamos nos encaminhando para a metade do período, mas acontece que depois de tantos eventos na área de Letras, e Humanas é só agora que o curso poderá se concentrar nas aulas, devidamente nas disciplinas regulares. Mas como a maioria de nós trabalha durante o dia e estuda durante a noite, resta se vira nos 25%!
.
Tem algo positivo para o curso de Letras, discute-se hoje a criação de grupo de estudos em língua inglesa. Inicialmente ainda está, a discussão, entre os alunos do próprio curso de Letras - Inglês. Mas pretendemos iniciar os planos o quanto antes, a fim de vermos como funcionará e a partir daí, poderemos expandir o projeto para a comunidade. Procuraremos fazer quea língua estrangeira possa nos ajudar a interagir com meio onde vivemos, indo mesmo além da aquisição de uma fluência na língua.

Na próxima semana dia 6 (seis) de novembro encerram as inscrições de chapas para a Eleição do DCE, lembrando que - conforme foi deliberado no dia 23 de setembro - no dia 23 de outubro saiu o tão almejado Edital, que só foi possível com a participação do corpo discente, inclusive com uma participação essencial dos alunos do curso de Letras, o que é uma razão a mais para se orgulhar em fazer parte do curso...rsrsrrs

Pessoal, por hoje, acho que é isso.
Espero que estejamos empolgados com o que conseguimos e que andemos para lugares promissores, como a criação de grupos de estudos e que possamos aprofundar nosss conhecimentos e criar oportunidade para as outras pessoas aprofundarem os seus. Em relação ao movimento estudantil, até agora caminhamos muito bem, espero que consigamos uma representação significativa de discentes realmente comprometidos com a UNEAL nesta Gestão DCE, que dialogue bem com os alunos e as demais entidades.

Pessoal até mais!!!

Abraços.

Saturday, October 10, 2009

Mundo/Brasil/Alagoas/UNEAL/


Hoje, 10 de outubro, véspera de feriado, tempo de descanso, Moto Fest em Arapiraca, mas mesmo assim existe muito o que ser feito.
Muitos acontencimentos tem nos levado a pensar em assuntos relacionados às questões mundiais: Crise Mundial, ditadura Hondurenha, Privatização extrema em Angola, Testes Nucleares na Coréia do Norte, enfim... Uma 'infinidade' de assuntos para que assimilemos rapidamente, mas estou certo que daremos conta.

Brasil como referência internacional: algo positivo quando pensado economicamente. Por 'certa estabilidade' quando se pensa em sua relação à Crise Financeira Mundial, mas pensando um pouco mais, veremos que entre os países em desenvolvimento estamos atrás da China e da Índia. Então, será que o Brasil está mesmo tão bem assim? Algo para se refletir sobre.

Temos uma pancada de outras notícias mostrando a situação de nosso estado em relação ao restante do Brasil. Geralmente não vemos o nome deste que nos dá a naturalidade na Mídia Nacional, mas o vimos quando tivemos o resultado do ENADE, e do ENEM...Verificavelmente ele estará (infelizmente) na ponta de certos índices, embora não seja algo que nós devamos nos orgulhar de. E temos no dia a dia várias mostras do que isto gera, bom ou ruim, temos bem próximo a nós.

Como pensar sobre tanta coisa de uma vez? Quer aceitemos ou não, é ímpossível entender a dinâmica social atual dispensando a História, as Relações Sociais (sejam elas pessoais ou internacionais-globais), assim como tantos outros fatos inerentes à nossa realidade.

Precisamos entender os motivos pelos quais chegamos aqui. Comprender a nossa atuaçao como protagonistas e desenvolver o roteiro que vamos seguir. Não podemos garantir uma sociedade justa se simplesmente aceitarmos uma realidade excludente e nos resignarmos como alguém alheio àqueles que nos cercam. Não podemos aceitar, sem relutância, o que designa um(ns) "escritor(es)" que nem conhece a história que representamos.


Na página, procurarei disponibilizar material referente ao curso de letras, assim como dicas de leituras relacionadas às diversas disciplinas e progressivamente ampliar a participação para tantos quantos quiserem, de modo a criar uma participação coletiva!!!!!!

Abraços a todos.